Fotografia: Como seu portfólio pode aumentar suas vendas

Já não é mais novidade: hoje em dia, quem quer se destacar na sua profissão precisa aparecer. Para você, fotógrafo, não é diferente. Só que a forma que você precisa fazer isso é de forma profissional.

Fotografia: Como seu portfólio pode aumentar suas vendas

Já não é mais novidade: hoje em dia, quem quer se destacar na sua profissão precisa aparecer. Para você, fotógrafo, não é diferente. Já parou pra pensar no quanto você pode crescer mostrando a todo mundo o seu trabalho? Só que a forma que você precisa fazer isso é de forma profissional. Seus futuros clientes já estão cansados de entrar no site do seu concorrente e encontrar o conteúdo de forma desorganizada e ainda por cima desatualizada. Por esse motivo, nós, da Artweb, vamos te dar algumas dicas do que um site específico de fotografia precisa ter para chamar atenção. Vamos lá?

Primeiramente: você precisa de um site ou um blog?
Nem todo mundo sabe, mas na verdade a diferença de um site para um blog são bem poucas. Um site de fotógrafo geralmente contém páginas como “sobre”, “portfólio” e “contato”, onde você mostra um pouco de quem você é, como é o seu trabalho, os eventos que você já fotografou e um formulário de contato para que seus futuros clientes entrem em contato contigo.

Já o blog é uma forma mais impessoal de mostrar o seu trabalho, e funciona melhor se você sempre tem conteúdo para poder atualizar com freqüência. Para blogs, é sempre bom ter uma atualização semanal, e estes posts ficarão sempre na página inicial do seu blog, para que sejam vistos em primeira mão.
Se você quer mostrar os eventos que você fotografou de forma mais profissional, fique com um site. Já se você prefere interagir com seus clientes em potencial de forma mais impessoal, escolha um blog.

“Segundamente”: é muito importante que você mostre seu trabalho de forma objetiva.
É fato: a primeira coisa que seu cliente quer ver ao entrar no seu site são as suas fotos. Colocar muito texto ou informação demais na página inicial não vai manter o seu cliente no seu site. A melhor coisa que pode ter em primeira mão são sempre os eventos mais legais e importantes que você fotografou – isso chama a atenção do seu cliente. Depois de conhecer seu trabalho, ele irá pesquisar mais sobre você e finalmente irá ler o que você escreveu a respeito de si mesmo e da sua experiência.

O site de um fotógrafo deve ser (obrigatoriamente) gerenciável.
Já pensou o seu cliente em potencial ver os trabalhos que você realizou há dois anos atrás? Isso pode causar uma impressão muito ruim. A atualização constante dos seus trabalhos recentes é de extrema importância para que você possa mostrar que você é experiente no que você faz – e que você se mantém atualizado na sua área! E, afinal, o seu cliente quer saber em primeira mão como ficaram as fotos daquele casamento, daquela formatura ou aquele book externo que você fez.

Formulário de contato completo: um item que não pode faltar
Para um site de fotografia, apenas ter o campos “nome”, “e-mail” e “mensagem” não são o suficiente. Quando um cliente deseja entrar em contato com um fotógrafo, ele precisa fornecer algumas informações a mais, como o tipo de evento desejado e a data do evento, por exemplo – coisas que a gente sabe que nem sempre o cliente vai preencher no campo da mensagem. Colocar estes campos a mais poupa o seu tempo e te dão uma informação do evento de forma mais detalhada para que você possa enviar o seu orçamento o mais breve possível ao seu cliente.

Seguindo estas dicas, o seu website vai se tornar muito mais atrativo ao seu cliente. Já escolheu, então, se você quer fazer um site ou um blog? Tá decidido? Demorou! Dá uma olhadinha no nosso portfólio, e entra em contato com a gente! Se tiver dúvidas a respeito deste post, pode perguntar também ;)

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